Mesa posta: dicas e inspirações para quem adora receber

Pra quem já acompanha o nosso site já há algum tempo, sabe que sempre buscamos postar algumas dicas bem interessantes e relevantes para todos os nossos leitores.

A dica de hoje vem do site Tua Casa que tem dicas sensacionais e incríveis para deixar você super informada e antenada no que há de melhor no mundo da casa e Decoração.

Pegamos o melhor do post e colocamos aqui, mas o post original está cheio de dicas incríveis e você pode ler na íntegra clicando aqui.

Itens essenciais da mesa posta

Vamos começar com uma lista dos itens essenciais da mesa posta, assim fica fácil garantir o necessário para apresentar refeições primorosas. Veja as seguir os itens indispensáveis para montar uma mesa:

Louças

As louças são primordiais e protagonistas na mesa posta. A cor e o estilo das peças precisam harmonizar com a decoração da mesa. Louças brancas podem ser mescladas com louças coloridas e estampadas. A quantidade de peças na mesa pode variar conforme a escolha do menu.

Talheres

Um faqueiro completo é essencial: tenha facas e garfos de mesa, facas e garfos de sobremesa, colheres de sopa, colheres de sobremesa e colheres de chá.

Taças e copos

As taças e os copos também não podem ficar de fora da mesa posta. Opte por taças curingas de água e vinho. Além disso, vale a pena ter taças para tomar um bom espumante. É importante levar em consideração o que costuma beber e servir em sua casa para dispor as taças na mesa. As peças lisas e transparentes combinam com todos os estilos.

Sousplat

O sousplat é uma peça funcional e também decorativa na mesa posta. São peças maiores colocados sob os demais pratos na mesa. Eles têm a função de proteger a mesa de eventuais respingos, emoldurar a louça e não deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos.

Guardanapos

Os guardanapos devem ser preferencialmente de tecido, assim a composição fica muito mais elegante. Podem ser combinados com os porta-guardanapos e adicionar um detalhe a mais para a mesa.

Toalha de mesa ou jogo americano

Outro item essencial na mesa posta é a toalha de mesa ou o jogo americano. Escolha aquele que seja adequado para as suas necessidades e à ocasião. Os jogos americanos são mais práticos que as toalhas e funcionam como pequenas peças organizando o espaço de cada convidado.

Decoração

Arranjos florais, vasos, velas e castiçais também podem ser utilizados para compor a decoração da mesa e dar um toque especial. Vale utilizar outros objetos decorativos para compor uma mesa temática. Evite utilizar itens que bloqueiem a visão e dificulte as conversas entre convidados.

Como montar sua mesa

Para montar a sua mesa para diferentes ocasiões, Juliana Santiago (ADICIONAR LINK PARA O BLOG), especialista em mesa posta e etiqueta à mesa, dá as dicas e ensina como dispor os itens:

Café da manhã ou chá

Segundo Juliana Santigo a xícara deve estar sempre acompanhada do pires e da colher, “o ideal é deixar tudo junto como se fosse um jogo”. Quanto a disposição dos itens, ela ensina: “garfo na esquerda, faca na direita – com a parte de corte virada para o prato – e colher ao lado da faca. O copo ou taça de vidro fica ao lado direito, em cima da faca e da colher. O guardanapo segue a mesma linha dos talheres e copos, portanto, deve ficar ao lado do garfo, no lado esquerdo ou sobre o prato de sobremesa. Quanto ao jogo de xícaras, pires e colher eles podem ser posicionados sobre o prato de sobremesa ou ao lado direito na diagonal do copo.” Para finalizar, ela chama a atenção para a xícara, que sempre deve ser disposta virada para cima, nunca para baixo.

Almoço e jantar

A disposição dos itens pode variar conforme o menu que será servido, mas Juliana explica que para via de regra podemos usar sempre: “garfos na esquerda, facas e colheres na direita, taças na direita também, dispostas em diagonal. O guardanapo pode ficar ao lado do garfo – na esquerda, ou sobre o prato. Deve-se optar pelo jogo americano ou toalha de mesa, pois os dois tem a mesma função. O sousplat, fica abaixo do prato, e pode ser um item opcional”. Se o menu incluir sobremesa, os talheres de sobremesa devem ficar acima do prato, e o sousplat deve ser retirado na hora de servir.

Recepções informais

Juliana Santiago também ensina como dispor os itens para recepções informais como happy hour, noite de petiscos ou quando o número de convidados é maior do que os lugares a mesa. Para essas situações, ela aconselha que “as comidas e bebidas fiquem dispostas em um aparador ou na mesa principal e todos se sirvam. Os itens devem ser separados por categorias – copos, talheres, pratos e guardanapos – e as comidas devem merecer o devido destaque”.

Uma mesa linda e organizada agrada todo mundo e demonstra todo o carinho na sua preparação, com essas dicas com certeza você vai montar mesas para todos os momentos.

Essas são apenas algumas dicas que você encontra lá no blog Tua Casa

Não deixe de acessar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
1
Olá!👋
Precisando de ajuda? Conte com a nossa equipe para ate auxiliar.
Powered by